UTILIZANDO CENTRO DE CUSTO RATEAR CONTAS A PAGAR

Como funciona o centro de custo dentro do mycommerce?


A utilização do centro de custo dentro do MyCommerce se caracteriza no momento em que o cliente precisa especificar que a movimentação X do plano de contas está sendo destinado a Y departamento dentro de sua empresa.

Ex: Se eu estou atribuindo uma despesa de materiais para escritório dentro do ERP, para qual departamento esses equipamentos foram direcionados dentro da minha empresa? Foram comprados para o departamento comercial? financeiro? vendas?

No apontamento inicial, atribuímos o lançamento de despesas a um plano de contas, posteriormente a isso há a possibilidade de ratearmos esta despesas em centros de custos distintos, sendo assim a empresa possui uma visão mais assertiva de como essa despesa foi distribuída e qual departamento demandou tal necessidade.

Como cadastrar um centro de custo dentro do MyCommerce?
Cadastro > Complementares > Produtos > centro de custo:

[Imagem: WD3Tdr45hykv3ekbpYWft2DbeBMu5lMV4j9L6WaM...WuyimVKEo8]

Não é obrigatório criar um centro de custo e uma subcategoria, mas também é possível criar o departamento e afunilar mais ainda as especificações, no exemplo criei um centro de custo para o comercial e as subcategorias como marketing e escritório.

É possível destinar na hora da compra este centro de custo? SIM!
Dentro do COI (Código de operações internas) existe uma opção que quando marcada, disponibiliza a opção para destinar um CENTRO DE CUSTO para cada produto que no momento da importação na entrada:
COI: 

[Imagem: P4tNRlSP3phjE6_FOCChSI6yLF-yFBfSEVaUq5NB...j3qHVpb4zs]

Na tela de contas a pagar avulso também é possível ratear o centro de custo, quando o mesmo é criada, pode-se usar o botão na mesma tela "Ratear Custos":

[Imagem: 44CAAAw9Dbvf7jcv5EruGR-g5hHg9-cbhRFvTG86...KjouGtYe50]

Também é possível dividir as despesas em mais centros de custos cadastrados:

[Imagem: 7bOpAyte1geDo8Z2OgvyKqyBIdjuYJ_lxNYTWC2u...OOuXBc-pOM]

Como ratear os custos de um lançamento de pagamento avulso no F12 > Pagamento/Recebimento rápido?
Após efetuar o lançamento manual, pode-se encontrar o mesmo em:
Financeiro > Ajuste Lançamentos - Planos de contas, nesta tela também há o botão de rateio de custos, o procedimento é o mesmo, clicar no lançamento e clicar em rateio de custos:

[Imagem: aDxCUijKF9Y8O4bGlUnzNo2VjJ0tS2Rws098olJa..._sutIvw6D0]

Como localizar meus centros de custos no meu DRE?
Dentro do DRE é simples, no seu DRE criado, marca-se a opção "Trazer Custos"

[Imagem: KF7ME1OoKAR_YzjF7-Y3pxUB2jYuCpJRDC1jlwGS...2pUYgvTMfU]