Homologação de Boletos
Quando o cliente entra em contato solicitando a emissão de boletos pelo MyCommerce, é necessário realizar a homologação de boletos que seria a montagem da configuração com as informações e realização dos testes necessários.
As informações necessárias são:
- Cedidas pela empresa:
- Cód. Agência e dígito
- Conta Corrente e dígito
- Multa e juros(%/R$)
- Protesto automático(sim/não)
Cedidas pelo banco, pode ser verificado com o gerente:
- Cód. carteira
- Variação
- Tipo Carteira
- Contrato
- Convênio
- Último Nosso Número
Se for Cresol:
- Ranger inicial e CNPJ da cooperativa
Processos a serem feitos pelo suporte:
Solicitação do e-mail de um responsável no banco, para envio da solicitação, ou caso o banco já tenha encaminhado ao nosso cliente em comum o e-mail com as informações do processo em aberto, solicitar a ele que encaminhe para o suporte técnico.
Coletar um backup do banco de dados do cliente, e restaurar em ip local do analista responsável pela homologação. (Procurar não restaurar no 220, pois o banco pode ser excluído e ocorrer a perda da configuração)
Assim que receber as informações citadas acima, realizar o cadastro do banco em Cadastro > Complementares > Financeiro > Bancos, cadastrar a conta corrente em Financeiro > Conta Corrente, e a configuração dos boletos em Utilitários > Configurações > Boletos Bancários (atalho CTRL B).
Feito a configuração (tem tópicos explicativos no fórum sobre como realizar o cadastro de boletos de cada instituição financeira), é necessário enviar o banco para validar se as posições estão corretas na remessa e se a impressão do boleto segue o padrão definido, para isso é feito uma conta a receber em Cadastro > Financeiro > Contas a receber > Cadastro avulso, depois a impressão dele em Emissão > Boletos Bancários > Emissão, e em seguida a remessa em Financeiro > Integrações bancárias > Boletos > Gerar Remessas.
O envio do pdf e da remessa é conforme o banco solicitar, alguns utilizam validador online, já outros é necessário enviar os arquivos para o e-mail de origem das informações para validação.
Caso ocorra alguma rejeição nos arquivos, é realizado os ajustes e o processo de geração e envio do arquivo teste ocorre igual como feito antes, até que seja aprovado.
Quando ocorrer a aprovação do teste, é feito a passagem das configurações para a base de dados do cliente, e orientado ele a gerar a parcela financeira no valor de 10/15R$, no nome de alguém da empresa, imprimir o boleto e gerar a remessa, enviar ao site do banco(orientado por eles), aguardar processar, e realizar o pagamento, caso registre na conta corrente o pagamento, é feito a conclusão do processo.
Após isso, é auxiliado o cliente da recepção do arquivo de retorno, onde irá constar as baixas dos boletos ou demais status que estão constando no banco.
Lembrando que o MyCommerce só emite e recebe retornos em CNAB240.