Homologação de Boletos

Quando o cliente entra em contato solicitando a emissão de boletos pelo MyCommerce, é necessário realizar a homologação de boletos que seria a montagem da configuração com as informações e realização dos testes necessários.

As informações necessárias são:

  •  Cedidas pela empresa:
  •  Cód. Agência e dígito
  •  Conta Corrente e dígito
  •  Multa e juros(%/R$)
  •  Protesto automático(sim/não)

Cedidas pelo banco, pode ser verificado com o gerente:

  •  Cód. carteira
  •  Variação
  •  Tipo Carteira
  •  Contrato
  •  Convênio
  •  Último Nosso Número

Se for Cresol:

  •  Ranger inicial e CNPJ da cooperativa

Processos a serem feitos pelo suporte:
 Solicitação do e-mail de um responsável no banco, para envio da solicitação, ou caso o banco já tenha encaminhado ao nosso cliente em comum o e-mail com as informações do processo em aberto, solicitar a ele que encaminhe para o suporte técnico.
 Coletar um backup do banco de dados do cliente, e restaurar em ip local do analista responsável pela homologação. (Procurar não restaurar no 220, pois o banco pode ser excluído e ocorrer a perda da configuração)
 Assim que receber as informações citadas acima, realizar o cadastro do banco em Cadastro > Complementares > Financeiro > Bancos, cadastrar a conta corrente em Financeiro > Conta Corrente, e a configuração dos boletos em Utilitários > Configurações > Boletos Bancários (atalho CTRL B). 

 Feito a configuração (tem tópicos explicativos no fórum sobre como realizar o cadastro de boletos de cada instituição financeira), é necessário enviar o banco para validar se as posições estão corretas na remessa e se a impressão do boleto segue o padrão definido, para isso é feito uma conta a receber em Cadastro > Financeiro > Contas a receber > Cadastro avulso, depois a impressão dele em Emissão > Boletos Bancários > Emissão, e em seguida a remessa em Financeiro > Integrações bancárias > Boletos > Gerar Remessas.

 O envio do pdf e da remessa é conforme o banco solicitar, alguns utilizam validador online, já outros é necessário enviar os arquivos para o e-mail de origem das informações para validação.
 Caso ocorra alguma rejeição nos arquivos, é realizado os ajustes e o processo de geração e envio do arquivo teste ocorre igual como feito antes, até que seja aprovado.
 Quando ocorrer a aprovação do teste, é feito a passagem das configurações para a base de dados do cliente, e orientado ele a gerar a parcela financeira no valor de 10/15R$, no nome de alguém da empresa, imprimir o boleto e gerar a remessa, enviar ao site do banco(orientado por eles), aguardar processar, e realizar o pagamento, caso registre na conta corrente o pagamento, é feito a conclusão do processo.
 Após isso, é auxiliado o cliente da recepção do arquivo de retorno, onde irá constar as baixas dos boletos ou demais status que estão constando no banco.

Lembrando que o MyCommerce só emite e recebe retornos em CNAB240.

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