BOLETOS MYCOMMERCE - PROCESSO/AJUDA/MAPA/EXEMPLOS
Boletos MyCommerce
Processo de homologação:
Quando o cliente entra em contato solicitando a emissão de boletos pelo MyCommerce, é necessário realizar a homologação de boletos que seria a montagem da configuração com as informações e realização dos testes necessários.
As informações necessárias são:
Cedidas pela empresa:
Cód. Agência e dígito
Conta Corrente e dígito
Multa e juros(%/R$)
Protesto automático(sim/não)
Cedidas pelo banco, pode ser verificado com o gerente:
Cód. carteira
Variação
Tipo Carteira
Contrato
Convênio
Último Nosso Número
Se for Cresol:
Ranger inicial e CNPJ da cooperativa
Processos a serem feitos pelo suporte:
Solicitação do e-mail de um responsável no banco, para envio da solicitação, ou caso o banco já tenha encaminhado ao nosso cliente em comum o e-mail com as informações do processo em aberto, solicitar a ele que encaminhe para o suporte técnico.
Coletar um backup do banco de dados do cliente, e restaurar em ip local do analista responsável pela homologação. (Procurar não restaurar no 220, pois o banco pode ser excluído e ocorrer a perda da configuração)
Assim que receber as informações citadas acima, realizar o cadastro do banco em Cadastro > Complementares > Financeiro > Bancos, cadastrar a conta corrente em Financeiro > Conta Corrente, e a configuração dos boletos em Utilitários > Configurações > Boletos Bancários (atalho CTRL B).
https://prnt.sc/pWYiYFThPhlY
Feito a configuração (tem tópicos explicativos no fórum sobre como realizar o cadastro de boletos de cada instituição financeira), é necessário enviar o banco para validar se as posições estão corretas na remessa e se a impressão do boleto segue o padrão definido, para isso é feito uma conta a receber em Cadastro > Financeiro > Contas a receber > Cadastro avulso, depois a impressão dele em Emissão > Boletos Bancários > Emissão, e em seguida a remessa em Financeiro > Integrações bancárias > Boletos > Gerar Remessas.
https://prnt.sc/vzj56Rw79P0S
O envio do pdf e da remessa é conforme o banco solicitar, alguns utilizam validador online, já outros é necessário enviar os arquivos para o e-mail de origem das informações para validação.
Caso ocorra alguma rejeição nos arquivos, é realizado os ajustes e o processo de geração e envio do arquivo teste ocorre igual como feito antes, até que seja aprovado.
Quando ocorrer a aprovação do teste, é feito a passagem das configurações para a base de dados do cliente, e orientado ele a gerar a parcela financeira no valor de 10/15R$, no nome de alguém da empresa, imprimir o boleto e gerar a remessa, enviar ao site do banco(orientado por eles), aguardar processar, e realizar o pagamento, caso registre na conta corrente o pagamento, é feito a conclusão do processo.
Após isso, é auxiliado o cliente da recepção do arquivo de retorno, onde irá constar as baixas dos boletos ou demais status que estão constando no banco.
Lembrando que o MyCommerce só emite e recebe retornos em CNAB240.
Em homologação do Sicredi, no campo do dígito verificador da conta vai o número de posto que eles passam.
Em alguns casos de homologação para o Sicoob a informação de Código de Beneficiário vai no campo de conta corrente.
Os boletos são feitos com registro, então em configuração nova, clicar em adicionar uma nova, já alterar para COM REGISTRO e em seguida selecionar o banco e adicionar as demais informações.
Cancelamento de Boleto:
Pode ser feito em Emissão > Boletos Bancários > Cancelamento ou em Consultas > Boletos > Boletos Emitidos no botão Cancelar.
Envio de instrução de boletos:
No Ctrl B, a opção ‘Enviar instruções de cancelamento/alteração de vencimento’ precisa estar marcada,
quando cancelado o boleto é enviado automaticamente a instrução com código 02 - Pedido de Baixa para o banco reconhecer e baixar o título,
Instruções que podem ser enviadas do mycommerce: 02 Pedido de baixa, 06 Alteração de Vencimento, 07 Concessão de Desconto, 08 Cancelamento de Desconto, 09 Protestar, 10 Sustar protesto.
As instruções manuais como alteração de vencimento precisa ir em Consultas > Boletos > Boletos emitidos, selecionar o boleto e clicar em instrução, selecionar o tipo, preencher as informações solicitadas e gravar, na próxima remessa a ser gerada já será enviado a obs.
Retirada de Boleto da Remessa:
Consultas > Boletos > Boletos emitidos, botão Retirar da remessa.
O boleto ficará pendente para ser adicionado em outra remessa.
Como entender a remessa quando ocorre alguma rejeição?
Quando ocorre alguma rejeição, o banco envia por e-mail qual segmento rejeitou e a posição que fica a informação na remessa.
Em seguida é necessário abrir a remessa como txt, e encontrar o segmento P:
A posição na remessa, pode cuidar pela informação de Col no bloco de nota:
Ex: essa rejeição da multa estava configurado no mycommerce como mês, porém o banco só entende por dia e isento, então na posição P na coluna 118, o número informado era 3 Isento, porém quando chega na posição 127 a 141 que seria o valor informado da multa, tinha informação.
Rejeição por nosso numero invalido:
Única forma de atualizar o nosso número, é só cancelando o boleto e emitindo novamente.
Sequência de remessa:
O banco que segue sequência de remessa, é o Sicredi, precisar ser alinhado remessa 1,2,3.
Caso faça o envio ao banco e retorne a mensagem:
É necessário excluir a remessa em Financeiro > Integrações Bancárias > Boletos > Gerenciamento de remessas, acessar o Ctrl B e retornar o número na aba de remessa para a última que foi gerada realmente, gerar uma nova e fazer o envio no site.
Retorno Bancário e Baixa:
É feito em Financeiro > Integrações Bancárias > Boletos > Retorno e Baixa Títulos, precisa selecionar o arquivo baixado no site do banco, retornar os boletos já pagos, só clicar em Baixar Títulos.
- Caixa precisa estar aberto para a baixa.
Quando o boleto rejeita em homologação o pdf, é possível personalizar o rpt, pois cada banco possui um rpt de modelo, só visualizar na impressão o nome.
Instruções Antigas que não foram enviadas:
Caso o cliente não utilize o envio de instrução, mas solicita, ao marcar a opção para ser enviado irá retornar instruções pendentes desde o começo do uso dos boletos, porém caso não queira enviar é possível ajustar via banco para ficar como ‘enviada’;
Na tabela boletos_instrucao, ajustar o campo de iDRemessa para 1.
Como visualizar mais rápido em qual remessa esta x boleto?
Acessar a tabela contasareceber, no campo idremessa irá constar em qual remessa ele está incluso.
Como verificar em qual foi gerada certa remessa?
Na tabela remessa, fica salvo o nome do usuário que gerou, o terminal que foi gerado e fica salvo também o nome do arquivo na coluna NomeArquivoGerado, com o nome do arquivo é possível pesquisar no pc em casos que o cliente não encontra a remessa.
Modalidade:
Modalidade de boleto precisa estar com Sim marcado.
Tabelas do banco de dados com informações de boletos mais utilizadas no suporte
bloquetos_tamanho
Armazena as informações configuradas no CTRL B
contasareceber
Armazena informações de nosso número, boleto emitido (BLOQEMITIDO), nbanco, idremessa, boleto cancelado (data e hora, usuário e terminal), tipocr (DPL para duplicata e BLT para boleto)
retorno_boletos
Armazena as informações de quitação do boleto que estava no retorno
remessa
Armazena as informações da remessa como quantidade de títulos, n°, e o valor total de títulos em R$
boletos_cancelados
Armazena os boletos cancelados, e informações como motivo do cancelamento, data e hora
boletos_instrucao
Armazena as instruções geradas