MODULO DE AGENDAMENTOS
Implementado o novo modulo de agendamentos no Sistema MyCommerce, essa nova funcionalidade permitirá que os usuários cadastrem horários específicos para que seus clientes levem os veículos à oficina, possibilitando a alocação eficiente de funcionários e a geração de Ordens de Serviço (OS) ou Orçamentos. Considerando que muitos Auto center contam com um espaço físico limitado em seu pátio de veículos e elevadores de carros, é crucial estabelecer um controle que assegure que os clientes compareçam no horário agendado. Além disso, essa nova funcionalidade proporcionará aos gestores um controle aprimorado sobre as operações e agendamentos da oficina.
Para acessar o novo modulo, acesse o menu: Comercial > Agendamentos
COMO OPERAR
1. Realizando um agendamento
1.2 Calendário
No lado esquerdo da tela, estarão os campos disponíveis para realizar o cadastro de um agendamento, primeiramente deve-se escolher a data do agendamento, selecionando o mês e ano através dos campos de seleção do tipo combobox, após selecionar conforme desejado, os dias do mês em questão estarão dispostos logo abaixo no calendário.
Para escolher o dia do agendamento basta clicar sobre o dia desejado no calendário.
1.3 Cliente
Nos campos abaixo, deve-se informar o cliente através do campo Código e seus demais dados como Telefone e Placa do veiculo, porem caso já possua telefone e placa vinculados ao cliente esses dados serão carregados automaticamente mas sempre permitindo também alterar tais informações caso necessite.
1.4 Datas e horários
Através dos campos Início e Fim o usuário poderá definir o dia e horário do agendamento. Referente ao dia essa informação será carregada automaticamente através da escolha previamente realizada ao selecionar o dia no calendário, mas o campo estará livre para que possa ser alterado, principalmente para permitir por exemplo um agendamento que possa levar mais que um dia e a data fim ser um dia diferente ao dia de inicio
1.5 Funcionário / Prestador
Através do campo Funcionário / Prestador deve-se informar quem será o responsável pelo agendamento
1.6 Descrição
Neste campo livre, deve-se informar uma breve descrição do objetivo do agendamento
1.7 Botões Cancelar e Salvar
Respectivamente para cancelar o agendamento que está sendo criado, desta forma ao clicar em Cancelar todos os campos já informados serão limpados.
Ao clicar em Salvar o agendamento será criado
2. Visualizando e pesquisando por agendamentos
2.1 Painel de agendamentos
No lado direito da tela estará disponível um painel que exibira todos os agendamentos cadastrados para o dia que estiver selecionado no calendário
2.2 Filtros de pesquisa
Será possível buscar por um ou mais agendamentos específicos através da pesquisa utilizando os filtros disponíveis ao selecionar por um critério especifico e também buscando pelos agendamentos de um funcionário especifico.
2.3 Botões Editar e Excluir
Respectivamente para permitir editar um agendamento caso seja necessário alterar alguma informação e para permitir excluir um agendamento, porem as duas ações, editar ou excluir só serão permitidas caso o agendamento em questão não esteja vinculado a um orçamento ou ordem de serviço.
3. Vincular agendamento a um Orçamento ou Ordem de Serviço
3.1 Orçamento
Ao selecionar um agendamento e marcar a opção Orçamentos no canto inferior direito da tela e clicar no botão Gerar, será aberto a tela Orçamentos com os dados do agendamento carregados para que o orçamento possa ser gerado.
Após o orçamento ser gerado, o agendamento ficara em destaque na cor roxo e exibirá o numero do orçamento ao qual foi vinculado
3.2 Ordem de Serviço
Ao selecionar um agendamento e marcar a opção O.S. no canto inferior direito da tela e clicar no botão Gerar, será aberto a tela Ordem de Serviço com os dados do agendamento carregados para que a O.S. possa ser gerada.
Após a O.S. ser gerada, o agendamento ficará em destaque na cor azul e exibirá o número do O.S. ao qual foi vinculado.
Tarefa: 152853
Justificativa: O novo modulo de agendamento trará uma maior eficiência operacional, permitindo uma melhor gestão do tempo e uma melhor organização dos serviços a serem executados